REGGIANE, Lucia. As cifras do e-commerce. Revista Info, Agosto 2006. Págs. 46-53.
A sétima edição da pesquisa INFO 100 apontou as empresas que dominaram os negócios de B2C – Business to Commerce (diretos ao consumidor) e B2B – Business to Business (de empresa para empresa), no Brasil em 2005. O e-commerce vem crescendo aceleradamente desde 2004 e deverá atingir estabilidade após 2010. Com o avanço da tecnologia, a tendência é o e-commerce continuar crescendo.
A sétima edição da pesquisa INFO 100 apontou as empresas que dominaram os negócios de B2C – Business to Commerce (diretos ao consumidor) e B2B – Business to Business (de empresa para empresa), no Brasil em 2005. O e-commerce vem crescendo aceleradamente desde 2004 e deverá atingir estabilidade após 2010. Com o avanço da tecnologia, a tendência é o e-commerce continuar crescendo.
No ano de 2005, o faturamento com o e-commerce correspondeu a 81% das vendas da Gol, que liderou o ranking de B2C. Vice-líder foi a Visa Net. As empresas aéreas estão cada vez mais, aperfeiçoando os sistemas de relacionamento com o cliente, através até mesmo do envio de SMS para avisar horários de vôos, confirmar ou remarcar vôos, de acordo com a necessidade de cada um. A empresa Submarino é líder do varejo na internet com faturamento de U$ 245,2 milhões/2005. Ela investiu no sistema CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), para entender melhor as necessidades de seus clientes, personalizando suas páginas.
A Petrobras foi a que mais faturou em 2005, em transações B2B: mais de U$ 45,3 bilhões, que corresponderam a 96% de sua receita. O segundo lugar ficou com a GM. A TV Globo ficou em 4º lugar no ranking das empresas que faturaram com o e-business.
O comércio eletrônico no Brasil é caracterizado por uma interface moderna e uma tecnologia de apoio clássica. A Microsoft, com o Windows, ainda é líder no segmento de softwares de e-commerce e e-business. Mas o Linux já vem ganhando espaço. Os bancos de dados são utilizados para armazenar informações de produtos e clientes. Telefone, chat online e VOIP são meios para estabelecer comunicação com o cliente, sendo o email o principal canal. Os boletos bancários predominam na hora de pagar. Existem várias tecnologias que garantem a segurança das transações, como firewall (porta de fogo contra os invasores), anti-spyware e certificação digital.
A pesquisa foi feita com base em questionários respondidos por 111 empresas que informaram o valor total de suas vendas online em 2005. Não entraram na pesquisa os Bancos.
O e-commerce e o e-business são ferramentas importantes para a empresa e para os clientes, pois reduzem custos, com segurança, confiabilidade e comodidade.
Os gestores com conhecimento dessa modalidade de negócio, que conseguirem aplicá-la nos planos estratégicos das empresas, utilizando-se de tecnologias adequadas às suas necessidades, conseguirão proporcionar um crescimento nas vendas das organizações e maior divulgação das mesmas.
Referências das imagens:
http://www.teclasbrasil.com.br/loja/images/estoque.jpg
http://www.teclasbrasil.com.br/loja/images/estoque.jpg
[Por Grupo da Empresa Simulada ECO Construções: Breno de Aguiar, Ellen Paula, Karina Campos, Michelle Oliveira, Soraya Regina e Thaís Pereira]
Nenhum comentário:
Postar um comentário